terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fora da Caridade Não Há Salvação

"Certa vez, um homem vigoroso e bem arrumado andava por uma rua de pedras quando um senhor, já de certa idade, descalço, vinha no caminho contrário e lhe pediu sapatos. O senhor idoso lhe explicou que sentia muita dor nos pés por andar naquela estrada pedregosa. O homem lhe desejou boa sorte, ignorando seu pedido e seguiu seu caminho.

"Outro homem passava pelo mesmo caminho e para este também pediu sapatos. Este homem fitou para os pés machucados daquele senhor, apiedou-se e pediu para ele esperar. Voltou em seguida com um par de sapatos velhos e disse: - tome, estes não me fazem falta. E seguiu seu caminho.

"O velho colocou os sapatos, contente porque não sentiria mais dor. No seu trajeto, porém, viu um homem até mais jovem, mas descalço. Antes que o rapaz tivesse qualquer reação, ele lhe disse: Jovem, toma estes sapatos, o teu caminho é mais longo e vais precisar mais do que eu."

Ser amigável, é repartir o que você tem ou dar algo que não lhe fará falta para alguém que você gosta.
Ser solidário é distribuir o que você tem sobrando com alguém desconhecido.
Ser caridoso é dar de você, o que pode lhe fazer falta para alguém que precise mais e pudesse até lhe fazer algum mal.

Na parábola acima, o primeiro homem foi apenas amável, desejando-lhe sorte, o segundo foi solidário. Mas caridoso, foi somente o velho, pois ele já havia tido a experiência da dor e desejou a um desconhecido (que poderia até lhe tentar roubar os sapatos) que não passasse pela mesma situação.

Amar nossos amigos é fácil. O mérito está em ser melhor para os nossos inimigos. É fora da Caridade que não há salvação. A frase do Cristo ensina que não basta não fazer o mal. Para evoluir moralmente é preciso, ainda, buscar fazer o bem.

Pensemos nisso.

Sugiro ler